História, Missão e Valores
Em 1995, o naturista Celso Rossi e sua companheira Paula Andreazza criam a 1ª vila naturista da América Latina, a Colina do Sol. De cunho particular em suas origens, deu lugar, em 2001, a uma associação civil sem fins lucrativos, denominada de Clube Naturista Colina do Sol (CNCS). A partir da transformação em uma associação civil, a propriedade passou a pertencer aos associados patrimoniais, sendo a sua direção e o seu controle exercidos por esses associados.
A ideia do projeto foi fundar um local naturista alternativo e diferente dos padrões e tabus da sociedade em geral, que possibilitasse experienciar os princípios do naturismo. Dessa forma, buscando, além da prática da nudez social, o convívio e o respeito à natureza e a igualdade entre as pessoas, sem privá-las de sua própria individualidade. O projeto cresceu, recebeu diversas estruturas e encontra-se acessível no topo de uma colina, apenas 20 quilômetros de Taquara-RS.
A Colina do Sol é conhecida, além de suas belezas naturais, pelas cabanas e edificações rústicas que foram projetadas, inicialmente, utilizando árvores como pinus, eucaliptos e pedras locais, criando um cenário único e harmonioso. Tais estruturas, juntamente com as áreas de lazer e da vasta mata que integra a Colina do Sol, ocupam cerca de 50 hectares que permitem a circulação, de forma segura, dos amantes do naturismo.
Atualmente, o CNCS é conduzido por três conselhos: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho Conciliador e Disciplinar. Todos eles são compostos de associados voluntários que se dedicam, sem nenhuma remuneração, ao desenvolvimento da Colina do Sol. A administração do Clube também conta com profissionais contratados que contribuem com diversos setores da instituição. Historicamente, a contratação de funcionários busca contemplar moradores próximos à localização da Colina do Sol. Essa filosofia, além de prestigiar a mão de obra local, ajuda a fortalecer o comércio da região, contribuindo também na segurança e criando laços de pertencimento, de empatia e aceitação entre todos. Esse intercâmbio revela a importância e os benefícios que uma interação social traz à toda a comunidade interna e externa à Colina do Sol.
Preocupado com o bem-estar entre associados e visitantes, o CNCS, desde 2005, a partir da assinatura de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, no Fórum de Taquara (RS), assumiu a responsabilidade de fazer conhecer a todos os frequentadores do clube a necessidade de respeito às normas éticas vigentes. Assim, com o intuito da ampla divulgação e conhecimento aos visitantes que aqui chegam pela primeira vez e como forma de permissão de acesso, é solicitado que assistam a um vídeo no qual recebem instruções ético/disciplinares de comportamentos permitidos e proibidos dentro da Colina do Sol. Além do vídeo, os visitantes assinam um termo se comprometendo a seguir as regras, ficando cientes que poderá haver punição em caso contrário. Tais ações buscam à manutenção do ambiente familiar, tranquilo e respeitoso que rege a Colina do Sol.